Afinal, o que é melhor: terceirizar ou contratar novos funcionários?

O que é melhor: terceirizar ou contratar diretamente um time de profissionais?

Durante a definição de projetos ou mesmo em momentos de mudanças, muitas empresas precisam lidar com a escolha entre a terceirização de serviço e a contratação direta de profissionais.

O investimento no outsourcing tem se destacado nos últimos anos como uma alternativa à contratação tradicional. Porém, nem sempre essa é a melhor opção para a empresa. Se você quer saber mais sobre o tema e como escolher, confira o nosso post!

Contratação direta: quais as vantagens e desvantagens?

A contratação direta de profissionais é um processo conhecido por ser mais complexo do que a terceirização e ter custos que, em geral, são mais altos. Porém, essa escolha pode trazer uma série de benefícios para o negócio. Confira algumas abaixo!

Maior vínculo com as atividades da empresa:

Um profissional contratado diretamente pode ter um vínculo maior com o negócio. A longo prazo, isso se torna uma vantagem estratégica para a empresa: o colaborador se engajará mais no dia a dia do empreendimento, em projetos estratégicos e na busca por resultados.

Essa é a melhor opção nos casos em que o negócio precisa de um profissional qualificado por grandes períodos.

Nessas situações, o retorno sobre o investimento é obtido a longo prazo, uma vez que treinamentos adicionais podem ser necessários antes de o funcionário começar as suas atividades.

Mais segurança em contratações:

Além disso, a empresa tem mais segurança: na contratação direta, é mais fácil alinhar o perfil pessoal às suas normas..

Como consequência, ela terá mais controle sobre como o profissional atuará, evitando riscos e gerando mais resultados a médio e longo prazo.

Já entre as desvantagens, destacamos:

Menos flexibilidade:

Apesar das vantagens, esse é um tipo de contratação que fornece menos flexibilidade para o negócio.

A empresa terá mais dificuldades burocráticas na abertura e encerramento do seu vínculo empregatício.

Este aumento da burocracia, causa um engessamento nos processos.

Custos elevados:

Ao mesmo tempo, os custos tendem a ser maiores do que na terceirização.

Todos os encargos que envolvem contratar uma pessoa (como tributos e treinamentos) passam a ser de responsabilidade da empresa.

Portanto, os gastos administrativos acabam sendo mais elevados.

Terceirização de serviço: quais as vantagens e desvantagens?

A terceirização é uma escolha adotada por empresas que precisam eliminar gastos, tornar os seus times mais flexíveis e ter um tempo de resposta a demandas externas menor.

Os custos, por sinal, são os maiores motivos para empresas optarem por esse tipo de solução. Entre as principais vantagens dessa escolha, podemos destacar:

Redução de custos:

Ao terceirizar serviços internos, a companhia pode modificar o tamanho do seu time sempre que necessário.

Como consequência, o negócio terá um custo mensal que varia conforme o tamanho da equipe durante o período.

Assim, a empresa não precisa lidar com gastos que envolvem a manutenção de um profissional em tempos de baixa demanda.

Um contrato de terceirização de serviço é voltado, principalmente, para as chamadas “atividades meio”.

Esses são todos aqueles processos que não estão diretamente ligados ao core business da empresa, como atividades de limpeza, segurança e gestão de processos administrativos.

Nesse cenário, o principal objetivo de quem investe na terceirização é ter um maior foco nas rotinas estratégicas do negócio.

Como as atividades secundárias ficarão a cargo de profissionais especializados e gerenciados por um time externo, a companhia poderá dedicar mais recursos ao atendimento de outros projetos importantes.

Consequentemente, o negócio será mais competitivo e capaz de gerar mais oportunidades de vendas.

Mais flexibilidade:

O outsourcing traz mais flexibilidade e capacidade de atender às demandas do mercado para a empresa.

Como o tamanho de um time poderá ser modificado a qualquer momento, a companhia consegue adaptar-se a um eventual aumento nas solicitações rapidamente.

Assim, ela evitará situações em que a falta de recursos humanos impede a entrega de resultados.

Diminuição do controle das atividades internas:

A empresa também terá um menor controle das atividades executadas pelo time terceirizado.

Justamente por isso, o outsourcing é muito focado em atividades-meio: como esses processos não geram um grande impacto nos resultados da empresa, eventuais erros não conseguirão causar um grande prejuízo para a companhia.

qual a melhor opção para o seu negócio?

Você sabia que a Premier Multiserviços é especializada na terceirização de serviços?
Visamos atender as necessidades dos nossos clientes com compromisso e eficiência, além de contar com profissionais altamente qualificados.

Hoje entendemos que o mercado, vem tendo cada vez mais a necessidade de otimizar seu Tempo e seus Custos. Por isso a terceirização vem em encontro a essas necessidades trazendo soluções visando principalmente estes dois pontos.

Deixar nas mãos de especialistas serviços que agregam valores ao seu, mas não é a sua Atividade Fim, facilita e demonstra que sua empresa quer e deve realmente se preocupar com o seu próprio negócio, sem perder de forma nenhuma a qualidade nas outras atividades que fazem da sua Empresa ser competitiva e atenda de forma satisfatória os seus Clientes.

Relacionamos abaixo alguns motivos que farão você refletir porque você deve terceirizar conosco:

Qualidade: as tendências tecnológicas e modernidade dos serviços que atua.

Isso é nossa responsabilidade:
– Supervisão 24 hs
– Cobertura de férias, aux. enfermidade
– Demissão
– Exames admissionais, periódicos, demissional
– 13º salário
– Recrutamento e seleção no perfil que sua empresa precisa.

Foco dos negócios da empresa em sua área de atuação:

O primeiro benefício da terceirização de mão de obra é a focalização dos negócios na área de atuação da empresa. Isso acontece, já que a organização, ao contratar um serviço terceirizado, elimina as preocupações com serviços secundários e pode reservar toda sua energia e dedicar seu tempo ao core business de seu negócio.Assim, esse benefício se mostra muito importante, uma vez que ele atrai outros benefícios, que serão explorados ao longo do texto.
 

Aumento da qualidade do serviço:

O serviço terceirizado tem como outra grande vantagem sua especialização, contando com profissionais mais experientes e qualificados.Com isso, os riscos de se obter trabalhos e serviços mal feitos diminuem bastante e as chances de se obter serviços mais profissionais e, por consequência, de maior qualidade aumentam.A Premier busca sempre estar por dentro das tendências nos determinados serviços que atua, isso também garante maior efetividade.
 

Redução de custos:

Quando se pensa a médio e longo prazo, o serviço de terceirização de mão de obra pode reduzir os custos de sua empresa. Isso acontece por conta de uma das características já citadas e ainda por ter seu custo sem variáveis por um ano, fazendo assim que o seu orçamento não sofra alterações por conta de décimos terceiros, avisos prévios, férias e suas coberturas e ainda podemos garantir um serviço mais qualificado. Com isso, são gerados menos gastos com trocas de funcionários e menos desperdício de máquinas e produtos e mais capital e lucro são obtidos após determinado tempo, tendo assim maior retorno sobre o investimento.
 

Otimização do tempo:

A otimização do tempo é resultado de uma maior especialização e dedicação com a qualidade, que além de uma divisão do trabalho feita com maior fluidez, o tempo é melhor utilizado.Também deve-se levar em conta que processos que geram muito tempo e preocupações passam a ser nossa responsabilidade como por exemplo os processos seletivos dos funcionários, as coberturas por férias, faltas e afastamentos,a preocupação com seus benefícios e condições de trabalho.É claro que esses processos devem ser acompanhados por todos, mas mesmo assim, a simples função de acompanhar demanda muito menos trabalho que realmente as realizar.
 

Possibilidade de expansão sem grandes investimentos:

Com otimização do tempo, redução de custos, aumento na qualidade de serviços secundários e maior foco no principal negócio de sua empresa, é notório que a última vantagem retratada aqui seja a possibilidade de expansão e crescimento de uma empresa que investe em terceirização. Essa expansão tem como diferencial não necessitar de nenhum grande investimento para funcionar, sendo assim algo simples de ser implementado, mas com o potencial de gerar grandes resultados. É por todas essas vantagens que nos estamos querendo ajudar você a alavancar os seus negócios.

Agora ficou mais fácil decidir entre terceirizar ou contratar, não é?

Contador de visitas

Share

Inscreva-se em nossa newsletter!

Cadastre-se para receber novidades da Premier Multiserviços!