Setor De Eventos | Um dos mais afetados pela Pandemia.

Após mais de dois (2) anos de pandemia, vem ocorrendo a retomada segura dos serviços e estabelecimentos, no Rio de janeiro. Dentre os setores mais impactados com os fechamentos e restrições, está o de eventos, que recebeu a liberação de retomada no último dia 17, desde que não gerem aglomerações e sigam os protocolos de higiene, distanciamento social e uso de máscara.

Coronavírus: a importância do distanciamento social

Porém, será que os eventos voltarão a fazer parte do nosso cotidiano tão brevemente? De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), em parceria com a Ambev, as pessoas estão sentindo falta de eventos e a sensação de risco que elas possuíam tem caído. A intenção de ir a eventos subiu e bateu recorde desde o começo da pandemia, sendo que essa adesão maior é para cinemas e teatros (78%), seguida de feiras e exposições (73%) e palestras e congressos (69%). Mas essa intencionalidade pode não ser termômetro para o que de fato vem ocorrendo.

Suspensão de eventos pode deixar mais de 3 milhões sem trabalho

Para Afonso Nigrodono da Nigro Entretenimento, a previsão não é otimista. “O impacto foi destruidor. Em março de 2020 tínhamos 58 eventos fechados, 90% foram adiados e entregamos só 3 ou 4 desses. Acredito que neste final de ano e começo do primeiro semestre de 2022 eu vou apenas entregar esses eventos que já estavam fechados no começo da pandemia. Não consigo vender nada novo. De 15 a 20% foram cancelados, principalmente os corporativos e lançamentos de produtos. Alguns fizeram lives, que não dão o mesmo resultado. Foi devastador para o setor”, conta.

Mirian Contrera, CEO / fundadora da Ãnimã Publicidade e Eventos, é categórica na resposta: “Estamos fechados ainda!”. Ela conta que está pronta para honrar os contratos que já firmou para este ano, mas não acredita que eles de fato vão acontecer. “A reabertura não significa que voltamos a trabalhar prontamente.  Eventos que estavam programados ainda para este ano foram prorrogados ou transformados em híbridos ou online. O universo de eventos, pelo menos no Brasil, não estava preparado para isso e estamos todos sofrendo. Aprendendo a força. Se pedir a minha opinião, lhe direi que não acredito que aconteçam este ano, pelo menos não no formato 100%, seja pela montagem ou pela visitação, pois ninguém quer se expor ao vírus”, sinaliza. 

Para Nigro, o público também não será o mesmo tão cedo. “Alguns casamentos que eram para terem sido entregues dois anos atrás eram para 1000, 800 pessoas, em hotéis de luxo. Viraram para 50, 80 pessoas, em sítios privados. Eu acredito que esse ano não vão voltar e conforme todos sejam vacinados, em março/abril de 2022 comece a andar devagar e só no segundo semestre a todo vapor”, completa. 

Mais segurança para a retomada total

O uso de máscara segue sendo a principal medida de segurança citada pelos entrevistados na pesquisa da Abrape como uma das medidas que fariam com que elas sentissem mais segurança para ir aos eventos. Mas foram citadas também a entrada apenas de pessoas testadas ou vacinadas, redução da capacidade máxima de pessoas, teste rápido na entrada, controle do fluxo de pessoas, entrada e saída escalonadas, distribuição de álcool em gel, rotina frequente de limpeza do ambiente e higienização de todos os produtos à venda.

A higiene não só das mãos, mas de objetos e ambientes são essenciais para o combate à pandemia da Covid-19, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Nossos profissionais de limpeza e desinfecção são protagonistas nesse momento tão delicado em que a higienização é uma das ferramentas para evitar a proliferação do vírus. Todos receberam treinamento intensivo sobre os novos protocolos sanitários”

A Premier é uma empresa especializada em terceirização de serviços em diferentes segmentos, incluindo limpeza e higienização no combate à Covid-19, que revisou seus processos para o momento atual e acrescentou serviços e tecnologias em sua carteira.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Cadastre-se para receber novidades da Premier Multiserviços!

    [recaptcha]