A faxina da casa é um processo super importante para manter o lar organizado e aconchegante. Contudo, nem sempre é divertida, não é mesmo? Por isso, contar com dicas de limpeza que facilite a tarefa faz toda a diferença.
Confira abaixo todas as atividades que não podem faltar na sua checklist de cuidados domésticos.


Comece a limpeza no canto mais distante
Para evitar que você fique pisando no lugar que acabou de limpar, a dica é começar a faxina pelo canto mais distante do cômodo. Assim, você garante a limpeza de todos os cantinhos do espaço e diminui o risco de sofrer escorregões.
Vale lembrar que um bom kit de limpeza é imprescindível para a execução dessa tarefa. Por isso, antes de começar, certifique-se de que você tem por perto os seguintes itens: vassoura, balde, rodo, pano limpo e produtos de limpeza.


Troque frequentemente a água usada
A troca da água utilizada na higienização da casa é essencial para que você não corra o risco de prejudicar toda a limpeza feita anteriormente. Preste atenção ao balde utilizado e, quando julgar necessário, substitua a água.
Além disso, você pode usar um pano úmido para limpar as superfícies dos móveis. Contudo, assim como a higienização do chão, ele precisa ser enxaguado constantemente, visando a qualidade da limpeza.


Organize o espaço antes de utilizar o aspirador
Na hora de passar o aspirador, retire todos os objetos que podem atrapalhar a utilização do aparelho. Isso inclui sapatos, brinquedos, entre outros itens, que dificultam a limpeza de casa.
Recolher pedaços de plástico, papéis e agulhas, por exemplo, pode ajudar a impedir que o aspirador seja danificado ou fique entupido. Além disso, essa atitude proporciona uma vida útil maior ao acessório.


Limpe de cima para baixo
Entre os principais truques de limpeza, está o de limpar a casa de cima para baixo. Ao começar pelas partes altas, como estantes, paredes e lustres, a sujeira e a poeira se assentam nas superfícies mais baixas.
Dessa forma, ao fazer a faxina do chão, você remove todos os resquícios de sujeira de uma vez só. Outra vantagem é que você não corre o risco de sujar algo que já havia sido higienizado.


Preste atenção aos panos utilizados nas janelas
Uma das melhores dicas para limpar vidros é a escolha correta dos panos utilizados para exercer essa tarefa. Isso porque as opções comuns podem deixar marcas e fiapos nas janelas, enquanto os materiais feitos em microfibra, por exemplo, proporcionam um resultado mais satisfatório.
Tome cuidado com os produtos multiuso
Os limpadores e os produtos multiuso até podem ajudar na faxina, mas, para que haja eficiência, é preciso tomar cuidado na aplicação. Afinal, alguns móveis podem apresentar uma sensibilidade maior a tais substâncias.


Por isso, o recomendado é que, antes do uso, você leia todas as informações dispostas na embalagem do produto. Isso evitará danos em vidros, móveis e bancadas.
Organize as pequenas bagunças
Uma das principais dicas de limpeza é organizar as pequenas bagunças que se formam durante a correria do dia a dia. Isso porque a dedicação a essas desorganizações impede o surgimento de uma bagunça maior.
Tomar esses cuidados também ajuda a preservar seu sistema de organização da casa em dia. Desse modo, ao fazer a limpeza completa, você não encontrará tantos desafios para concluir o trabalho.
Faça a manutenção dos panos de limpeza
Como falamos anteriormente, os panos fazem toda a diferença nos processos de limpeza dos móveis e do chão. Por isso, o ideal é que eles sejam trocados frequentemente.
Outras dicas de limpeza são organizar e separar os panos por cor e função. Um exemplo disso é deixar os brancos para o banheiro, os azuis para a cozinha e os verdes somente para o chão.